Prólogo quase lírico para mais um release formal.

Nascido em 1970, grisalho, minha estampa poderia me encaixar confortavelmente no personagem do maduro pianista compositor de MPB. Talvez eu seja quase isso quando toco minhas canções com o Trio. Mas quando acordo pra trabalhar no estúdio, nunca sei se vou estar meio Bossa-nova, samba, tango ou muito Rock’n Roll. Otávio Santos ou Brian Gordon, nem sei se irei dormir músico, pintor, dançarino Gogo boy ou poeta. Durante quase todos os meus nove anos morando no Rio, tive a Banda rock/pop/performática DonaJoana como meu principal veículo de expressão, amor e alegre criação coletiva. De volta ao sul em 2015 logo montei um trio com pendores jazzístico bossa novistas. Pelas convenções regionais, Bossa nova de gaúcho é quase tão alien quanto rock carioca. As vezes a posição das minhas velas é favorecida pela direção do vento. Caso contrário eu remo. Já afundei mas emergi salvo pelas mesmas sereias que me afogaram e sigo navegando. Acho que é assim pra todos nós. Abaixo há um release com os pontos mais importantes da minha trajetória. Há excelentes releases, com feitos importantes amparando péssimos artistas, há artistas maravilhosos com releases quase vazios, mas um site sem release fica muito fora do padrão. Espero que estejam lendo o release porque gostaram dos meus sons, não porque pensam encontrar nele algum esclarecimento racional pra algo que não sentiram. Do quase alto do meu quase meio século posso garantir que já estudei e racionalizei o suficiente pra entender que tudo isso sem sentimento honesto não resulta em nada e pra entender que sentimento sem muito esforço e algum talento resulta em menos ainda. Parole, parole, parole!

 

    Atividades artísticas trilhas para teatro e curtas-metragens
Diretor musical e compositor da trilha do espetáculo Brinco de Princesa do diretor Dilmar Messias com Débora Rodrigues.

Diretor musical, autor da trilha-sonora da montagem carioca do espetáculo infantil A história do Príncipe que nasceu azul no teatro do CCJF na Cinelândia. Apresentado em diversas cidades do interior de São Paulo e RJ. Circuito SESC. http://vejabrasil.abril.com.br/rio-de-janeiro/roteiro/3498/criancas

Participa da banda carioca DonaJoana cantando, tocando piano e baixo, tendo composições gravadas no Cd de estréia em 2010 e no segundo Cd de 2014.

Direção musical e execução ao vivo da trilha do espetáculo de reminiscências intitulado ” Rogéria e os Astolfos”,  protagonizado pela transformista Rogéria em temporada no teatro Clara Nunes, no shopping da Gávea, Rio de Janeiro

Diretor musical, roteirista e ator do espetáculo MPB para crianças com Alexandra Scotti em espaços culturais e infantis do Rio de Janeiro.

Direção musical e a composição da trilha do espetáculo de dança Damage, do coreógrafo Alexandre Bado (atualmente radicado na França) com a participação da bailarina Renata Lamenza, do trio de cordas Norueguês composto por kaja Pettersen, Isa Holmesland e Lars Hoes com participação do oboísta Léo Fucs, dentro da programação do Cello Encounter no Rio de Janeiro

Direção musical e a composição da trilha do espetáculo comemorativo dos 25 anos do grupo Intrépida Trupe, no Parque das Ruinas. Lagoa Rodrigo de Freitas RJ.

Direção musical e a composição da trilha do espetáculo Noites Intrépidas apresentado pelo grupo Intrépida Trupe, na Fundição Progresso, RJ.

Autor da trilha da Parada LGBT de São Paulo em 2008

Direção musical e atuou no Cabaret Valentin (direção geral do coreógrafo e dançarino Alexandre Bado) temporada de uma ano no espaço Parada da Lapa , RJ.

Participou do projeto Rumos Música patrocinado pelo Banco Itaú no Grupo IndiviDuo com Luciano Granja .

Criação do espetáculo “Poema de Marcela”, junto aos atores Renata de Lélis e Eduardo Cáceres( Poa).

Tem composições gravadas nos Cds dos artistas porto alegrenses Richard Serraria e Adriana Deffenti .

Direção musical de Las Canciones de Almodovar. Direção de Zé Adão Barbosa(Poa).

Trilha sonora do Curta-metragem gaúcho Fora de Controle. Concorrente no Festival de Gramado, 2000.

Trabalhos com o Diretor. Dilmar Messias. Retrato de Oscar Wilde,
Você viu meu pai por aí? Charles Kiefer, diretor Dilmar Messias. Projeto brincando com as palavras.PMPA, RS.Bodas de Sangre de Garcia Lorca, diretor Dilmar Messias.

Foi indicado ao Prêmio Açorianos na categoria MPB compositor em 2002
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smc/default.php?reg=25&p_secao=75

Em 1999 lançou seu primeiro Cd solo.
                                               Atividades acadêmicas e docência

2016- Nomeado professor de música do ensino fundamental no município de Porto Alegre.

2014- Professor contratado pela prefeitura do município de Cidreira para dar início ao projeto Orquestra Jovem, destinado a musicalização das crianças dos anos iniciais das escolas da cidade. A orquestra realizou apresentações para a comunidade e também atividades em integração com os alunos do CAE (Centro de Auxílio ao Educando) escola destinada a crianças com necessidades especiais, espaço no qual o professor também implementou a pratica e o ensino da musica durante o ano de 2014.

2012/2013- Professor Municipal Concursado na cidade do Rio de Janeiro. Implementou a oficina de instrumentos feitos a partir de materiais recicláveis, viabilizando as atividades musicais.para os alunos dos anos iniciais do Colégio Djalma Maranhão, pertencente a comunidade do Vidigal.

2011- Professor contratado pelo Colégio Jence no distrito de Taquara/RJ. Anos iniciais e finais.

2010-2011 – Atividades de música para crianças de 0 a 2 anos. Espaço Despertar no bairro Ipanema/RJ.

2004 – Ministrou oficinas de criação poética e literária a convite do Professor Mestre Rodrigo Jacintho FEEVALE (Novo Hamburgo, RS).

                                Formação acadêmica e Docência

2010 Formado em Docência do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Cândido Mendes/RJ ênfase em ensino de música.

Pós-graduação

2005 Aluno-ouvinte na disciplina: Seminários em Composição ministrados pelos professores Ricardo Tacuchian e Marcos Lucas. Depto. de Pós graduação de Música UNIRIO.

2007 Pós-graduado em Educação Estética com nota máxima conferida pelo Departamento de Teatro da UNIRIO.
Trabalho de conclusão Conexões nos Movimentos Estéticos na Europa do Final do Século XIX.
Graduação
2004 Bacharel em Composição Musical pelo Instituto de Artes Departamento de música/UFRGS.

Cursos e congressos
2014- Participou do 31° Congresso mundial de educação musical realizado pela International Society for Music Education em Poa.

1994- Assiste ao Curso de Extensão Universitária de Jazz e improvisação musical promovido pelo Depto de música do IA, num total de 32 horas aula.

1993 – Formado em Harmonia e teoria Musical na Escola Superior de Teologia em São Leopoldo, RS.